O vereador de Itacoatiara, Jucinei Freire da Silva, conhecido como Ney Nobre (MDB), foi condenado a 10 anos e 4 meses de prisão por envolvimento em um esquema de desvio de recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Segundo a sentença, o parlamentar foi o mentor das fraudes, que resultaram no desvio de R$ 374 mil de contratos firmados com o Banco da Amazônia (BASA).
De acordo com os autos, o banco liberou os valores por meio de oito contratos fraudulentos, cujos recursos eram posteriormente sacados ou transferidos para contas ligadas ao vereador. Testemunhas relataram à Justiça que eram instruídas por Ney Nobre a comparecer à agência bancária, assinar documentos sem entender o conteúdo e, em seguida, repassar o dinheiro ao político.
O juiz responsável pelo caso destacou que o esquema causou “grave prejuízo à instituição bancária” e classificou a conduta do vereador como “altamente reprovável”, ressaltando o uso da confiança de pequenos agricultores para viabilizar as fraudes.
Além da pena de prisão, Ney Nobre foi condenado ao pagamento de 153 dias-multa e deverá restituir integralmente R$ 374.289,60 ao Banco da Amazônia. A decisão determina ainda que, após o trânsito em julgado, o caso seja comunicado ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o que pode levar à suspensão dos direitos políticos do parlamentar.
Outro acusado no processo, Jucinei Pereira Batista, foi absolvido por falta de provas.
Em nota, Ney Nobre afirmou ter recebido a decisão “com surpresa” e declarou confiar na Justiça.
“Recebi com profunda surpresa a decisão judicial divulgada nesta data. Reafirmo minha confiança na Justiça e acredito que a verdade prevalecerá. Sempre agi com honestidade e transparência e provarei minha inocência”, afirmou o vereador.
*Com informações do G1
Leia mais:
Animador de festas preso em Manaus por pornografia infantil
Arthur Neto diz que Bolsonaro “votava mais com o PT do que conosco”
Deputado relator de processo contra Eduardo é antigo aliado dos Bolsonaro
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

