Dois trabalhadores que atuam na extração de piaçava estão desaparecidos desde terça-feira (14) na região do Rio Preto, área de floresta de difícil acesso no município de Santa Isabel do Rio Negro, distante cerca de 630 quilômetros de Manaus.
Os homens, identificados apenas como “Pirarara” e “Sebastião”, haviam saído para trabalhar na coleta da fibra natural e não retornaram das atividades diárias.
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um morador pedindo ajuda para localizar os desaparecidos e relatando o acionamento da Defesa Civil e do Exército para iniciar as buscas.
“Nós temos dois piaçabeiros desaparecidos, o ‘Pirarara’ e o Sebastião, na região do Lago Preto, perto do Rio Preto. Estamos pedindo apoio e já acionamos a Defesa Civil e o Exército para tentar encontrá-los”, diz o homem no vídeo.
A região do Rio Preto é conhecida pela produção de piaçava, mas o acesso é extremamente difícil — o que tem atrasado o início das operações de busca. A área fica a mais de 200 quilômetros da sede do município, em meio à floresta densa, com deslocamento limitado a barcos e pequenas embarcações.
Até o momento, não há informações sobre as causas do desaparecimento nem sobre o andamento das buscas.
A piaçava é uma fibra extraída de uma palmeira nativa da Amazônia, utilizada na fabricação de vassouras e outros produtos. Os piaçabeiros, como são chamados os trabalhadores que atuam nessa atividade, fazem parte de um importante segmento econômico e social da região, que reúne principalmente indígenas e ribeirinhos.
Veja o vídeo
Ver essa foto no Instagram
*Com informações do D24AM
Leia mais:
Entenda o que se sabe sobre o acidente com 1 morto e 1 desaparecido em Novo Aripuanã (AM)
Corpo de Bombeiros resgata corpo de homem desaparecido em deslizamento em Manacapuru
Desbarrancamento em Manacapuru deixou 4 desaparecidos e 9 feridos
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

