segunda-feira, dezembro 8, 2025
23.3 C
Manaus
InícioGeralSaúdeTeleconsulta de Manaus atrai interesse do governo alemão

Teleconsulta de Manaus atrai interesse do governo alemão

Publicado em

Publicidade

O sistema de teleconsultas implantado pela Prefeitura de Manaus em unidades de saúde da zona rural despertou o interesse do governo alemão. Na quinta-feira (13/11), representantes do programa Hospital Partnerships, da Agência de Cooperação Internacional da Alemanha, visitaram a Unidade de Saúde da Família Rural (USFR) Nossa Senhora de Fátima para conhecer o modelo adotado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A diretora de Atenção Primária da Semsa, enfermeira Sonja Alê Farias, explicou que a delegação alemã veio ao Amazonas para observar como a capital tem utilizado soluções em telessaúde como ferramenta de apoio à Atenção Primária.

“Quando a gente, aqui na Amazônia, com todas as dificuldades da região e as distâncias territoriais, consegue desenvolver esse trabalho de teleconsulta, é porque é possível executar em qualquer lugar do planeta. Então, os representantes da Alemanha vieram conhecer para saber como fazemos, as dificuldades que enfrentamos e como estão sendo superadas”, destacou.

Segundo a gestora, Manaus já utiliza telemonitoramento, teleconsulta e teleconsultoria para fortalecer o trabalho clínico das equipes em áreas remotas.

Interesse internacional

De acordo com o gerente de Telessaúde da Semsa, Lindinaldo Gomes dos Santos, a visita abre caminho para futuras parcerias internacionais, já que a instituição alemã atua em diversos países.

“O representante da Alemanha é um articulador para a saúde mundial. A visita é justamente uma forma conhecer as ferramentas tecnológicas que a Semsa desenvolveu para trabalhar com o programa de telessaúde na zona rural, garantindo que a população que mora nessa área tenha acesso aos serviços de saúde como um todo”, afirmou.

O projeto-piloto de teleconsulta funciona desde abril de 2025 em 12 unidades rurais entre estruturas terrestres, fluviais, ribeirinhas e embarcações de saúde além de quatro UBSs da zona urbana. Ao todo, já foram realizadas 120 teleconsultas em 11 especialidades, além de teleconsultorias voltadas ao suporte médico.

Durante a visita, o diretor do programa Hospital Partnerships, Anselm Schneider, e o representante para América Latina, Florian Graz, acompanharam uma teleconsulta entre um clínico-geral da USFR e um cardiologista.

Após a demonstração, Schneider elogiou os avanços brasileiros no setor.

“Como trabalhamos com países do mundo inteiro, a gente percebe que o Brasil está muito à frente de grande parte do mundo. A visita em Manaus é para aprender o que vocês já fizeram, os desafios, as barreiras e tentar aplicar isso em países da África e da Ásia”, afirmou, ressaltando ainda: “Ficamos impressionados com quanta energia vocês investem para atender pacientes aqui na área rural, de difícil acesso, com estratégia e inteligência para organizar tudo até chegar em uma teleconsulta”.

Atendimento facilitado para moradores da zona rural

A pescadora Maria Dule Oliveira, moradora da comunidade do Abelha, foi uma das pacientes atendidas durante a agenda da comitiva. Ela destacou que a teleconsulta facilita o acesso a especialistas.

“Se eu precisasse ir até Manaus para a consulta com o especialista, ficaria muito difícil para mim. […] Então, conseguir a consulta aqui em Fátima foi muito bom”, relatou.

Atuação na zona rural

A USFR Nossa Senhora de Fátima atende comunidades às margens do rio Negro, com duas equipes de Saúde da Família e uma equipe de Saúde Bucal. O Distrito de Saúde Rural (Disa Rural) atende cerca de 40 mil pessoas distribuídas ao longo das calhas dos rios Negro e Amazonas e das rodovias AM-010 e BR-174.

O diretor do Disa Rural, Rubens Souza, ressaltou que a telessaúde deve ampliar significativamente o alcance dos serviços especializados na região.

“Este ano, o Disa rural já atendeu mais de 70 mil pessoas. […] Acreditamos que a consolidação do processo de telessaúde e teleconsulta vai melhorar muito a saúde em Manaus, principalmente na zona rural”, afirmou.

Leia mais:
Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde em Itapiranga e Silves
Wilson Lima leva Telessaúde a Coari e reforça expansão no interior
Telessaúde leva atendimento especializado ao interior

Siga nosso perfil no InstagramTiktok e curta nossa página no Facebook

📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

 

Últimas Notícias

Domínio armado afeta 4 milhões na Região Metropolitana do Rio

A nova edição do Mapa Histórico dos Grupos Armados, produzida pelo Grupo de Estudos...

Gripe aviária leva ao abate em massa e amplia alerta global

A gripe aviária continua a causar impactos globais, com surtos que levam ao abate...

Abandono de idosos aumenta no Brasil e pode gerar prisão de até 5 anos

O abandono de idosos no Brasil tem crescido e representa um grave problema social,...

IBGE: 64,6% dos moradores de favelas vivem em ruas sem árvores no Brasil

No mesmo ano em que o Brasil sediou a COP30, dedicada às discussões globais...

Mais como este

Domínio armado afeta 4 milhões na Região Metropolitana do Rio

A nova edição do Mapa Histórico dos Grupos Armados, produzida pelo Grupo de Estudos...

Gripe aviária leva ao abate em massa e amplia alerta global

A gripe aviária continua a causar impactos globais, com surtos que levam ao abate...

Abandono de idosos aumenta no Brasil e pode gerar prisão de até 5 anos

O abandono de idosos no Brasil tem crescido e representa um grave problema social,...