domingo, dezembro 7, 2025
23.3 C
Manaus
InícioGeralSociedadeNova fumaça em Manaus foi causada por 60 focos de incêndio no...

Nova fumaça em Manaus foi causada por 60 focos de incêndio no interior

Publicado em

Publicidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), informou que nas últimas 48 horas, enquanto a capital amazonense registrou apenas dois focos de queimadas, os municípios do interior do Amazonas, incluindo Autazes, Novo Airão e Iranduba, contabilizaram um total de 58 ocorrências, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A presença de fumaça na cidade tem sido predominantemente influenciada pelos focos de queimada no interior, desde a noite de quarta-feira, 27 de setembro.

De acordo com o Inpe, nos últimos dois dias, o município de Autazes registrou 34 focos de queimadas. Já nos municípios do Careiro e Careiro da Várzea, foram registrados dez focos. Em Novo Airão, o Inpe identificou oito focos, e em Iranduba, seis. Em Manaus, durante o mesmo período, foram registrados apenas dois focos de queimadas.

A Semmas também ressaltou que existem ocorrências em outros municípios da Região Metropolitana de Manaus, cuja direção predominante dos ventos alcança a capital amazonense. No estado do Amazonas, o Inpe registrou um total de 6.597 focos de queimadas no mês de setembro, sendo que Manaus teve somente 24 focos na zona rural, representando 0,4% desse total.

A secretaria incentiva a população a denunciar qualquer tipo de queimada urbana por meio do WhatsApp (92-98842-2161) ou do e-mail ([email protected]). Além disso, orienta as pessoas, principalmente aquelas com problemas respiratórios, a utilizar máscaras e a manter-se bem hidratadas.

A Prefeitura de Manaus, através da Semmas, mantém ativa a campanha de combate às queimadas urbanas e está elaborando o Plano de Mudanças Climáticas de Manaus, que contará com ações planejadas para enfrentar os desafios relacionados a esse tema. O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Stroski, destacou que as queimadas são consideradas crime ambiental, sujeito a penalidades administrativas e multas, e os autores podem responder criminalmente perante a Justiça.

O Plano de Mudanças Climáticas de Manaus reflete o compromisso da gestão municipal com a agenda global do clima. A primeira etapa envolve a criação de um inventário de emissões de gases do efeito estufa e o estabelecimento de linhas de ação para reduzir essas emissões. O plano será desenvolvido com a participação da comunidade acadêmica, da população e de órgãos municipais, estaduais e federais.

Blitz Manaus Sem Fumaça

No sábado, 30 de setembro, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), realizará a 4ª Blitz Manaus Sem Fumaça. Essa ação incluirá orientações sobre o combate às queimadas urbanas e ocorrerá nas proximidades da ponte Jornalista Phelippe Daou, também conhecida como Rio Negro. Os servidores da Semmas irão informar sobre a importância de não queimar resíduos e de preservar as árvores, a fim de reduzir a poluição do ar, doenças respiratórias, o aumento da temperatura e outros danos ao meio ambiente. Durante a blitz, serão distribuídas mil mudas de plantas frutíferas, arbóreas, ornamentais e medicinais.

Leia mais:
Queimadas às margens da BR-319 assolam comunidades indígenas
Manaus enfrenta fumaça e chuva de granizo na mesma manhã
Fumaças no AM tem deixado viagens de barco mais lentas

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

Domínio armado afeta 4 milhões na Região Metropolitana do Rio

A nova edição do Mapa Histórico dos Grupos Armados, produzida pelo Grupo de Estudos...

Gripe aviária leva ao abate em massa e amplia alerta global

A gripe aviária continua a causar impactos globais, com surtos que levam ao abate...

Abandono de idosos aumenta no Brasil e pode gerar prisão de até 5 anos

O abandono de idosos no Brasil tem crescido e representa um grave problema social,...

IBGE: 64,6% dos moradores de favelas vivem em ruas sem árvores no Brasil

No mesmo ano em que o Brasil sediou a COP30, dedicada às discussões globais...

Mais como este

Domínio armado afeta 4 milhões na Região Metropolitana do Rio

A nova edição do Mapa Histórico dos Grupos Armados, produzida pelo Grupo de Estudos...

Gripe aviária leva ao abate em massa e amplia alerta global

A gripe aviária continua a causar impactos globais, com surtos que levam ao abate...

Abandono de idosos aumenta no Brasil e pode gerar prisão de até 5 anos

O abandono de idosos no Brasil tem crescido e representa um grave problema social,...