sexta-feira, outubro 18, 2024
29.3 C
Manaus
InícioGeralSociedadeNova fumaça em Manaus foi causada por 60 focos de incêndio no...

Nova fumaça em Manaus foi causada por 60 focos de incêndio no interior

Publicado em

Publicidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), informou que nas últimas 48 horas, enquanto a capital amazonense registrou apenas dois focos de queimadas, os municípios do interior do Amazonas, incluindo Autazes, Novo Airão e Iranduba, contabilizaram um total de 58 ocorrências, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A presença de fumaça na cidade tem sido predominantemente influenciada pelos focos de queimada no interior, desde a noite de quarta-feira, 27 de setembro.

De acordo com o Inpe, nos últimos dois dias, o município de Autazes registrou 34 focos de queimadas. Já nos municípios do Careiro e Careiro da Várzea, foram registrados dez focos. Em Novo Airão, o Inpe identificou oito focos, e em Iranduba, seis. Em Manaus, durante o mesmo período, foram registrados apenas dois focos de queimadas.

A Semmas também ressaltou que existem ocorrências em outros municípios da Região Metropolitana de Manaus, cuja direção predominante dos ventos alcança a capital amazonense. No estado do Amazonas, o Inpe registrou um total de 6.597 focos de queimadas no mês de setembro, sendo que Manaus teve somente 24 focos na zona rural, representando 0,4% desse total.

A secretaria incentiva a população a denunciar qualquer tipo de queimada urbana por meio do WhatsApp (92-98842-2161) ou do e-mail ([email protected]). Além disso, orienta as pessoas, principalmente aquelas com problemas respiratórios, a utilizar máscaras e a manter-se bem hidratadas.

A Prefeitura de Manaus, através da Semmas, mantém ativa a campanha de combate às queimadas urbanas e está elaborando o Plano de Mudanças Climáticas de Manaus, que contará com ações planejadas para enfrentar os desafios relacionados a esse tema. O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Stroski, destacou que as queimadas são consideradas crime ambiental, sujeito a penalidades administrativas e multas, e os autores podem responder criminalmente perante a Justiça.

O Plano de Mudanças Climáticas de Manaus reflete o compromisso da gestão municipal com a agenda global do clima. A primeira etapa envolve a criação de um inventário de emissões de gases do efeito estufa e o estabelecimento de linhas de ação para reduzir essas emissões. O plano será desenvolvido com a participação da comunidade acadêmica, da população e de órgãos municipais, estaduais e federais.

Blitz Manaus Sem Fumaça

No sábado, 30 de setembro, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), realizará a 4ª Blitz Manaus Sem Fumaça. Essa ação incluirá orientações sobre o combate às queimadas urbanas e ocorrerá nas proximidades da ponte Jornalista Phelippe Daou, também conhecida como Rio Negro. Os servidores da Semmas irão informar sobre a importância de não queimar resíduos e de preservar as árvores, a fim de reduzir a poluição do ar, doenças respiratórias, o aumento da temperatura e outros danos ao meio ambiente. Durante a blitz, serão distribuídas mil mudas de plantas frutíferas, arbóreas, ornamentais e medicinais.

Leia mais:
Queimadas às margens da BR-319 assolam comunidades indígenas
Manaus enfrenta fumaça e chuva de granizo na mesma manhã
Fumaças no AM tem deixado viagens de barco mais lentas

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

AM registra US$ 1,24 bilhão em comércio exterior em setembro

Alemanha é o Principal Destino das Exportações do Estado Em setembro de 2023, o Amazonas...

Explicando: Guerra fria por chips entre Estados Unidos e China

Nos últimos anos, o avanço de produtos que utilizam inteligência artificial e exigem elevado...

Explicando: pedágio eletrônico sem cancela

Nesta semana, os pedágios eletrônicos, chamados também de free flow ou pedágios sem cancela,...

Seca do Rio Madeira revela navio do século XIX em Manicoré

Restos de uma embarcação histórica foram descobertos na passagem do Pedral do Marmelo, no...

Mais como este

AM registra US$ 1,24 bilhão em comércio exterior em setembro

Alemanha é o Principal Destino das Exportações do Estado Em setembro de 2023, o Amazonas...

Explicando: Guerra fria por chips entre Estados Unidos e China

Nos últimos anos, o avanço de produtos que utilizam inteligência artificial e exigem elevado...

Explicando: pedágio eletrônico sem cancela

Nesta semana, os pedágios eletrônicos, chamados também de free flow ou pedágios sem cancela,...