O município de Presidente Figueiredo, no coração do Amazonas, se destaca como um oásis de belezas naturais, especialmente para os amantes de cachoeiras. Mais de cem quedas d’água esculpidas pela natureza convidam os visitantes a se aventurarem em diversos atrativos. Águas cristalinas, trilhas exuberantes e fervedouros são algumas das opções presentes nesse paraíso, distante 107 km da capital do Estado do Amazonas.
Melhor época para visitar Presidente Figueiredo
Embora as cachoeiras estejam abertas o ano todo, a melhor época para visitar Presidente Figueiredo é durante o período da cheia dos rios, entre fevereiro e junho. Nessa época, os rios ainda estão cheios, proporcionando belas paisagens, com cachoeiras exuberantes.
Contrate um guia de turismo
São mais de 140 cachoeiras catalogadas no município de Presidente Figueiredo, algumas com grutas e cavernas, por isso, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) reforça que a maioria das cachoeiras ficam em trilhas em áreas isoladas e com certo grau de dificuldade. O órgão orienta que é obrigatória a contratação de um guia ou empresa credenciada, o guia pode ser contratado no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), na entrada de Presidente Figueiredo. O contato do CAT é (92) 3324-2929. Já as empresas cadastradas e regularizadas podem ser encontradas no site do Cadastur.
Confira uma opção de roteiro para passar 3 dias na cidade
Dia 1: Aventurando-se em cavernas e lagoas

- Caverna Refúgio do Maroaga e a Gruta da Judeia, duas atrações localizadas na Área de Proteção Ambiental (APA) Caverna do Maroaga. Os locais possuem uma das paisagens mais instagramáveis de Presidente Figueiredo.
- Refresque-se nas águas cristalinas da Lagoa Azul Jungle, um paraíso com um lindo poço azul/verde. A Lagoa é sazonal. O período ideal para visitar é de fevereiro a agosto.
Dia 2: Desvendando cachoeiras e grutas

- Encante-se com a água avermelhada da Cachoeira da Iracema, localizada no Parque Ecológico Iracema Falls. A queda d’água é acessada por uma caminhada leve.
- Finalize o dia relaxando na Lagoa Azul e desfrutando do Fervedouro do Maranhão. O fervedouro é um poço de água transparente com fundo de argila.

Dia 3: Para os mais aventureiros
- Prepare-se para a maior aventura do roteiro: uma caminhada de 12 km (ida e volta) até a Cachoeira da Neblina, maior cachoeira da região, com mais de 30 metros de altura de queda d’água. A recompensa é um visual de tirar o fôlego.
- Desfrute da tarde na Cachoeira da Pedra Furada, uma cachoeira pequena e isolada, mas que guarda uma beleza natural única.
Dicas extras
- Use sapatos apropriados para fazer as trilhas.
- Leve protetor solar, repelente de insetos e água potável para os passeios.
- Respeite o meio ambiente e preserve a beleza natural do local.
Leia mais:
Cachoeira do Mutum: Conheça Destino Turístico no Amazonas
Estudo estima 10 mil sítios arqueológicos escondidos no AM
Expedição científica analisa bacias de água em Manaus
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook