InícioAmazôniaMeio AmbienteOperação Ágata Amazônia destrói 50 dragas usadas no garimpo ilegal no Amazonas

Operação Ágata Amazônia destrói 50 dragas usadas no garimpo ilegal no Amazonas

Publicado em

Publicidade

Uma operação contra o garimpo ilegal realizada pelo Comando Conjunto Harpia, dentro da Operação Ágata Amazônia 2026, resultou na destruição de 50 dragas utilizadas na extração clandestina de minérios nos municípios de Japurá e Jutaí, no interior do Amazonas. A ação também incluiu fiscalizações em Tefé e provocou um prejuízo estimado em R$ 151 milhões às atividades criminosas, segundo as autoridades.

📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo no WhatsApp.

De acordo com o balanço da operação, a presença das forças de segurança na região já havia levado à paralisação de 117 balsas antes mesmo da ofensiva principal. Além da destruição das dragas, os prejuízos financeiros aos envolvidos estão relacionados à interrupção das atividades ilegais e à perda de equipamentos usados no garimpo clandestino.

Durante a operação, os agentes apreenderam armas, munições e uma embarcação avaliada em aproximadamente R$ 2 milhões. Também foram recolhidos grande quantidade de combustível, mercúrio e outros materiais utilizados na atividade ilegal. Entre os itens apreendidos estavam ainda balanças de precisão e equipamentos que, segundo os órgãos envolvidos, reforçam os indícios da prática de garimpo clandestino na região.

Operação reuniu forças de segurança e fiscalização ambiental

A ação contou com a atuação integrada de diferentes órgãos federais e estaduais, incluindo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, a Polícia Federal, a Polícia Militar do Amazonas e militares das Forças Armadas.

Segundo o comando da operação, o planejamento conjunto e a execução coordenada permitiram que a ofensiva fosse realizada sem registro de confrontos ou feridos.

Garimpo ilegal ameaça rios e comunidades no Amazonas

As autoridades afirmam que o objetivo da operação é combater crimes ambientais e ampliar a presença do Estado na Amazônia. A medida busca proteger rios, florestas e comunidades tradicionais afetadas pela atividade clandestina.

Especialistas e órgãos ambientais alertam que o garimpo ilegal causa impactos severos ao meio ambiente, como contaminação por mercúrio, destruição de habitats naturais e prejuízos diretos à população ribeirinha e indígena que depende dos recursos naturais para sobreviver.

Leia mais:
Forças Armadas mobilizam 1,6 mil militares em operação na Amazônia
Fundo Amazônia lança prêmio de R$ 2,5 milhões para iniciativas de povos tradicionais
Edital de inovação na Amazônia vai investir R$ 1,8 milhão em projetos sustentáveis

Siga nosso perfil no InstagramTiktok e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

Governo mobiliza R$ 140 bilhões para impulsionar a Nova Indústria Brasil

O Governo Federal anunciou um robusto pacote de investimentos superior a R$ 140 bilhões...

Selo Unicef mobiliza Sedurb e municípios do Amazonas para cumprir metas até 2028

A preparação para as próximas etapas do Selo Unicef no Amazonas entrou em uma...

Manaus amplia ecobarreiras para reduzir lixo nos rios e proteger o Rio Negro

A expansão das ecobarreiras se tornou uma das principais estratégias da Prefeitura de Manaus...

Lula diz a estudantes que “político honesto” deve vir da nova geração

Durante premiação da OBMEP, presidente discursou sobre representação pública e engajamento da juventude O presidente...

Mais como este

Governo mobiliza R$ 140 bilhões para impulsionar a Nova Indústria Brasil

O Governo Federal anunciou um robusto pacote de investimentos superior a R$ 140 bilhões...

Selo Unicef mobiliza Sedurb e municípios do Amazonas para cumprir metas até 2028

A preparação para as próximas etapas do Selo Unicef no Amazonas entrou em uma...

Manaus amplia ecobarreiras para reduzir lixo nos rios e proteger o Rio Negro

A expansão das ecobarreiras se tornou uma das principais estratégias da Prefeitura de Manaus...