InícioGeralSociedadeNovo decreto amplia o 'Programa Luz para Todos' com foco na Amazônia...

Novo decreto amplia o ‘Programa Luz para Todos’ com foco na Amazônia Legal

Publicado em

Publicidade

O Governo Federal oficializou, nesta segunda-feira (11), uma significativa atualização nas diretrizes do Programa Luz para Todos, visando expandir o acesso à energia elétrica em áreas rurais e regiões remotas da Amazônia Legal. O decreto, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, estabelece novos critérios de prioridade e fomento ao desenvolvimento produtivo. A medida busca integrar populações historicamente isoladas ao Sistema Interligado Nacional ou a sistemas isolados de geração, promovendo cidadania e inclusão social.

📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo no WhatsApp.

Prioridade para grupos vulneráveis e mulheres no CadÚnico

Uma das principais inovações da norma publicada no Diário Oficial da União reside no recorte social para o atendimento. O texto estabelece que famílias chefiadas por mulheres inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) passam a ter prioridade na fila de eletrificação. A estratégia visa fortalecer a autonomia feminina e garantir que o impacto da chegada da luz seja sentido diretamente na gestão doméstica e no bem-estar familiar.

Além do protagonismo feminino, o programa agora direciona esforços imediatos para residências que abriguem pessoas com deficiência ou idosos dependentes. Moradores que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também foram incluídos no topo da lista de beneficiários. Essas atualizações somam-se aos públicos que já eram considerados prioritários, como comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhos e assentados da reforma agrária.

Fomento à economia e uso produtivo da energia

O novo regramento introduz um capítulo dedicado exclusivamente ao desenvolvimento socioeconômico. A partir de agora, o Programa Luz para Todos poderá atender unidades consumidoras destinadas a atividades produtivas no meio rural. O objetivo central é permitir que a energia elétrica atue como motor para a geração de renda e segurança alimentar, apoiando a sociobioeconomia regional.

Nesse sentido, o decreto autoriza a instalação de infraestrutura em cooperativas, associações e projetos voltados às cadeias de valor da biodiversidade amazônica. Estruturas de uso coletivo, como sistemas de bombeamento de água, câmaras frias para conservação de alimentos e cozinhas comunitárias, também estão contempladas. A iniciativa prevê ainda a conectividade, levando energia para pontos que ofereçam acesso à internet em áreas remotas.

Regras de execução e sustentabilidade na Amazônia Legal

A execução das obras na Amazônia Legal, que abrange nove estados e parte do Maranhão, deverá observar rigorosos critérios de resiliência e sustentabilidade. Segundo o texto, as redes de distribuição precisam ser adequadas às condições climáticas locais e à dispersão geográfica característica da floresta. O governo também enfatiza a necessidade de qualificação da mão de obra local para a manutenção desses sistemas de energia.

A fiscalização será intensificada por meio do Ministério de Minas e Energia e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O decreto prevê que concessionárias de energia que descumprirem as metas de prioridade estarão sujeitas a sanções administrativas. Para garantir a continuidade do fluxo financeiro, os contratos voltados à população rural terão aplicação de recursos garantida até o fim de 2028, com encerramento de créditos previsto para dezembro de 2029.

Investimento recorde na distribuição elétrica até 2030

A atualização do programa está inserida em um contexto maior de investimentos no setor elétrico. Durante o evento “Sente a Energia”, o governo anunciou um pacote de R$ 130 bilhões destinado à modernização e expansão da rede de distribuição em todo o país até o final desta década. O aporte é fruto da renovação de concessões e deve beneficiar 13 estados brasileiros.

Estimativas oficiais indicam que esses investimentos podem gerar mais de 100 mil empregos e capacitar cerca de 30 mil profissionais no setor. Para o ministro Alexandre Silveira, os novos contratos estabelecem diretrizes que priorizam a eficiência e a qualidade do serviço prestado ao cidadão, colocando o consumidor no centro da estratégia de desenvolvimento energético nacional.

Leia mais:
Lula sanciona leis para reforçar combate à violência contra mulheres no Brasil
Governo Lula prevê expansão de programas sociais e isenção do IR em ano eleitoral
Lula anuncia que governo vai anular leilão da Petrobras


Siga nosso perfil no InstagramTiktok e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

Gonet diz que caso da arma de Bolsonaro não indica falta grave neste momento

Parecer enviado ao STF afirma que investigação ainda está em fase inicial e não...

Governo do Amazonas decreta ponto facultativo na segunda-feira (29) para jogo do Brasil

Governo suspende expediente estadual durante partida das oitavas da Copa do Mundo O Governo do...

Brasil oferece ajuda humanitária à Venezuela após terremotos devastadores

A ajuda humanitária à Venezuela começou a ser articulada pelo governo brasileiro após os...

Quectel abre centro de P&D em Manaus para ampliar inovação em IoT na América Latina

Nova unidade estratégica visa estreitar o suporte local, promover o portfólio de módulos inteligentes...

Mais como este

Gonet diz que caso da arma de Bolsonaro não indica falta grave neste momento

Parecer enviado ao STF afirma que investigação ainda está em fase inicial e não...

Governo do Amazonas decreta ponto facultativo na segunda-feira (29) para jogo do Brasil

Governo suspende expediente estadual durante partida das oitavas da Copa do Mundo O Governo do...

Brasil oferece ajuda humanitária à Venezuela após terremotos devastadores

A ajuda humanitária à Venezuela começou a ser articulada pelo governo brasileiro após os...