O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), firmou um protocolo de intenções com os Correios para criar soluções logísticas estratégicas que fortaleçam o setor produtivo local e ampliem o acesso de pequenos e médios empreendedores ao mercado nacional e internacional.
O acordo foi assinado nesta quarta-feira (24/07), em Manaus, durante reunião entre o secretário Serafim Corrêa e representantes da estatal federal. A iniciativa marca um novo avanço nas políticas públicas voltadas à geração de renda e valorização dos negócios sustentáveis no estado.
Logística para alcançar novos mercados
O protocolo prevê a construção conjunta de uma cadeia logística eficiente, capaz de beneficiar desde o Polo Industrial de Manaus até empreendedores da bioeconomia, da agricultura familiar e do setor artesanal.
“Já temos exemplos bem-sucedidos, como o da Arabu Chocolates, que consegue enviar seus produtos da bioeconomia para fora do estado. Isso mostra o potencial dos nossos empreendedores e destaca a importância de ampliar parcerias logísticas. Plataformas como Mercado Livre e Shopee, que possuem centros de distribuição em Manaus, já contribuem para agilizar entregas”, afirmou Serafim Corrêa.
Plataforma ‘Mais Correios’ será lançada em agosto
A parceria também está alinhada ao lançamento da nova plataforma de marketplace dos Correios, o Mais Correios, previsto para 1º de agosto. Segundo Rodolfo Amaral, assessor da presidência dos Correios, a proposta é conectar o setor produtivo do Amazonas aos consumidores do Brasil e de mais de 190 países.
“á temos exemplos bem-sucedidos, como o da Arabu Chocolates, que consegue enviar seus produtos da bioeconomia para fora do estado. Isso mostra o potencial dos nossos empreendedores e destaca a importância de ampliar parcerias logísticas. Plataformas como Mercado Livre e Shopee, que possuem centros de distribuição em Manaus, já contribuem para agilizar entregas”, disse Amaral.
Avanços além da bioeconomia
O novo protocolo complementa o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado em maio entre Sedecti e Correios, durante o evento Conectando Negócios: Estratégias em Bioeconomia no Amazonas. Enquanto o ACT prevê ações conjuntas voltadas a micro e pequenas empresas, o novo documento foca exclusivamente no desenvolvimento de soluções logísticas.
Mais agilidade e transparência
Durante o encontro, representantes do governo destacaram que a nova parceria também permitirá avanços em transparência fiscal e nos prazos de entrega, com o apoio da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-AM). A expectativa é que os novos sistemas logísticos proporcionem mais competitividade aos produtos amazonenses e contribuam diretamente para a geração de emprego e renda no estado.
Leia mais:
Bioeconomia se fortalece no Amazonas como alternativa para o desenvolvimento sustentável
AM registra queda de 28% nos roubos de veículos em 2024, o melhor índice do brasil
Em nove anos, AM reduziu em 61% o número de roubos a veículos
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

