O prefeito de Manaus, David Almeida, deu mais um passo em direção à reforma administrativa da Prefeitura de Manaus ao sancionar a criação da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf). A sanção foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) em 1º de junho. A nova secretaria será responsável por estratégias de intervenção urbana, desenvolvimento de programas habitacionais e redução do déficit habitacional na cidade.
A Semhaf terá como objetivo principal promover a regularização fundiária e habitacional coletiva, por meio da implementação do Reurb (Reurb-S e Reurb-E). Essa iniciativa busca ampliar as ações já realizadas pela Prefeitura e Governo do Amazonas nesse âmbito, fortalecendo a força-tarefa estabelecida para identificar imóveis prioritários de interesse mútuo. Com isso, pretende-se agilizar e facilitar o processo de regularização de terras e habitações, garantindo o acesso adequado a moradia para a população.
Estabelecida inicialmente como uma “supersecretaria”, a Semhaf terá a função de administrará também o Fundo Municipal de Habitação. O empresário Jesus Alves, do MDB, foi escolhido para comandar a pasta e deve assumir o cargo em breve. Jesus Alves é ex-presidente do MDB e foi candidato a deputado estadual nas eleições de 2022.
O empresário confirmou as negociações sobre sua nomeação e destacou que nos próximos dias ocorrerá a definição sobre a direção da futura Semhaf.
Leia mais:
Brasília: David garante R$ 600 milhões para famílias carentes
Com direito a elogios, Wilson Lima e David Almeida reaparecem juntos
“Hoje, Manaus é referência”, diz David Almeida sobre saúde da capital