segunda-feira, julho 15, 2024
31.3 C
Manaus
InícioPoderGarantido e Caprichoso emitem nota de pesar pela morte de Amazonino

Garantido e Caprichoso emitem nota de pesar pela morte de Amazonino

Publicado em

Publicidade

Bumbás falam de Amazonino e lembraram a construção do bumbódromo de Parintins

Os bumbás Garantido e Caprichoso lamentaram a morte do ex-governador Amazonino Mendes, ocorrido na manhã deste domingo (12) no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Em notas de pesar, publicadas nas redes sociais, os bois lembraram o legado deixado por Amazonino.

Foi na gestão dele como governador que em 1988 foi inaugurado o Bumbódromo de Parintins para as apresentações dos bumbás, hoje conhecido como Centro Cultural de Parintins.

Garantido

O Boi-Bumbá Garantido decretou luto oficial de três dias. O boi encarnado relembro grandes feitos do ex-governador em prol da cultura do estado, em especial à Ilha Tupinambarana.

Leia a nota na íntregra:

A Diretoria do Boi Garantido decreta luto oficial de três dias em razão do falecimento do ex-governador Amazonino Mendes. Grande incentivador do Festival de Parintins, construiu o Bumbodromo e investiu sempre no crescimento e na divulgação da cultura amazonense. Torcedor declarado do Boi do Povão ele deixa um legado para a história do nosso Estado.

Caprichoso

O boi Caprichoso também se manifestou nas redes sociais, e de forma poética presto homenagem a Amazonino Mendes, classificando o ex-governador como o “grande canoeiro”. A diretoria do boi decretou luto oficial de três dias.

Leia a nota na íntegra:

A saga de um grande canoeiro chega ao fim. Um canoeiro que esteve nos braços dos rios de vários lugares do nosso Amazonas. O velho canoeiro que prestava homenagem ao seu estado no nome.

O silêncio da mata, o som sereno da nossa marujada, as vozes caladas da nossa torcida, neste momento, prestam homenagens ao grande Tuxaua do povo do Amazonas, Amazonino Armando Mendes, 83, que dirigiu o estado como governador, foi prefeito de Manaus e senador da república.

O presidente do Caprichoso, Jender Lobato, e o vice Karu Carvalho decretam luto de três dias em homenagem ao eterno governador do Amazonas. Um homem com uma grandiosa contribuição para o desenvolvimento de nossa cultura e, de forma especial, do nosso festival folclórico.

Amazonino foi o homem que viu no Festival de Parintins a oportunidade de levar o estado para o mundo. Construiu o bumbódromo e apoiou a transmissão da festa. Parintins, o Festival e o Boi Caprichoso devem muito a este homem que acreditou em nossa cultura, que investiu na educação e que hoje deixa um legado de trabalho, investimento no interior e de amor ao nosso Festival.

O boi Caprichoso é eternamente grato por tudo! Descanse em Paz, Negão!

Prefeitura de Paritins emite nota de pesar

 A Prefeitura de Parintins divulgou nas suas redes sociais que irá decretar luto oficial de três dias ao município.

O prefeito da cidade, Frank Bi Garcia, relembrou as importantes obras realizadas em Paritins na gestão de Amazonino Mendes como governador, destacando a construção do bumbódromo, que serviu como marco divisor para o festival folclórico dos bumbás Garantido e Caprichoso.

Nota de pesar

Parintins se entristece com a notícia do falecimento do ex-governador Amazonino Armando Mendes, 83 anos, ocorrido na manhã de hoje, em São Paulo.

Prefeito de Manaus, governador do Estado e senador da República, Amazonino Mendes fez história na política amazonense e na gestão pública. Em nosso município realizou importantes obras estruturais que resultaram em melhorias na qualidade de vida das pessoas. 

O nosso festival folclórico tem dois momentos. Um antes e um depois de Amazonino. Com a construção do Bumbódromo e o patrocínio da Coca-Cola, marcas indeléveis do seu compromisso com a nossa cultura, a brincadeira de Lindolfo Monteverde e Roque Cid cresceu e encantou os olhos do mundo.

Em nome dos parintinenses, transmito os nossos sentimentos aos familiares, parentes e amigos, pedindo a Deus que conforte o coração de todos e que o Negão siga o seu caminho de Luz.

Está decretado três dias de luto oficial no município!Frank Bi GarciaPrefeito de Parintins

Leia mais:
Amazonino: Aliados e adversários lamentam sua morte
Ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes morre aos 83 anos
Agrava o quadro de saúde de Amazonino Mendes

Últimas Notícias

Governo monta força-tarefa para atender vítimas de incêndio em Nhamundá

Equipes da Defesa Civil, Secretaria de Assistência Social (Seas) e Secretaria de Justiça e...

Em Parintins, PT rompe de vez com PSD e declara apoio a Brena Dianná

O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Parintins declarou apoio à pré-candidatura...

Convocação da lista de espera do Fies é prorrogada para o dia 19

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo final para a convocação das vagas...

Sine Manaus oferece 300 vagas de emprego nesta segunda (15)

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 300 vagas de emprego...

Mais como este

Governo monta força-tarefa para atender vítimas de incêndio em Nhamundá

Equipes da Defesa Civil, Secretaria de Assistência Social (Seas) e Secretaria de Justiça e...

Em Parintins, PT rompe de vez com PSD e declara apoio a Brena Dianná

O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Parintins declarou apoio à pré-candidatura...

Convocação da lista de espera do Fies é prorrogada para o dia 19

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo final para a convocação das vagas...