Durante os primeiros três meses de 2023, o Amazonas reduziu em 5% o número de crimes de homicídio. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM), que comparou os números deste ano com o mesmo período de 2022. Essa é a segunda diminuição seguida registrada este ano, segundo a secretaria, que afirma ter intensificado o policiamento diuturnamente, na capital e no interior do estado.
Em fevereiro, segundo a SSP, Manaus registrou a maior redução de homicídios dos últimos dez anos. A comparação com o mesmo mês em 2022 resultou na redução de 36% no número de crimes de homicídio. Já no primeiro bimestre, também houve redução.
“Diariamente nos reunimos com as forças de segurança onde analisamos as ocorrências criminais na capital e no interior e a partir delas, deliberamos ações pontuais nas áreas de maior incidência”, afirmou, por meio de nota, o secretário de Segurança, Carlos Alberto Mansur.
Segundo o governo, diariamente, na capital e região metropolitana, a SSP-AM coordena a operação Cidade Mais Segura, com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). A ação é realizada simultaneamente com outras operações desencadeadas pela PMAM e PC-AM, que resultam em prisões em flagrante e em cumprimento de mandados de prisão.
Leia mais:
SSP-AM deflagra operação em combate à criminalidade em Manaus
Amazonas terá observatório de segurança pública
Operação contra crimes ambientais é monitorada em tempo real pela SSP-AM