A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), intensifica seus esforços para aprimorar a mobilidade urbana na cidade. Recentemente, foram instalados mais três semáforos inteligentes (SIM) ao longo da avenida Cosme Ferreira, zona Leste, como parte do programa de modernização da infraestrutura de trânsito.
Semáforos inteligentes em Manaus
Dos quase 280 cruzamentos semaforizados em Manaus, sessenta já contam com o novo sistema em diferentes zonas da cidade. Os semáforos inteligentes utilizam tecnologia avançada, incluindo sensores e sistemas de reconhecimento, para identificar e priorizar veículos de emergência e transporte público, visando otimizar o fluxo do tráfego urbano.
As melhorias abrangem a atualização dos controladores semafóricos, a criação de uma central de controle, a implementação de sistemas autônomos de energia e pluviométricos, além da revitalização do mobiliário semafórico e do sistema elétrico. Tais aprimoramentos têm como objetivo reduzir o tempo de resposta em situações críticas e aprimorar a mobilidade geral na cidade.
Sistema adaptativo e energia autônoma
O sistema adaptativo dos semáforos, em tempo real, ajusta os tempos dos semáforos com base no fluxo de veículos, permitindo tomadas de decisões mais eficientes por engenheiros e especialistas em tráfego. A priorização de veículos de emergência nos cruzamentos principais visa proporcionar um deslocamento mais rápido e eficiente, contribuindo potencialmente para salvar vidas.
O sistema autônomo de energia garante o funcionamento dos semáforos por até quatro horas em caso de queda de energia, minimizando congestionamentos. A substituição de módulos LED convencionais por lentes Fresnel melhora a visibilidade e reduz o consumo de energia. O sistema pluviométrico fornece informações sobre intensidade e localização das chuvas, permitindo intervenções rápidas no trânsito para prevenir acidentes e melhorar a fluidez.
Onde ficam os novos semáforos?
Os três novos semáforos inteligentes na avenida Cosme Ferreira estão estrategicamente localizados em frente ao estádio de futebol Carlos Zamith, na feira do Coroado, e em frente ao conjunto Tiradentes. Essas instalações buscam melhorar a mobilidade urbana, beneficiando principalmente veículos de emergência, uma vez que a via dá acesso a um importante hospital e pronto-socorro da cidade.
Atualmente, 60 semáforos inteligentes já estão em operação em importantes corredores viários das zonas Leste, Sul e Centro-Sul, como Jornalista Humberto Calderaro, Mário Ypiranga Monteiro e Djalma Batista.
Leia mais:
Wilson Lima diz que Fundeb está sendo analisado pelo governo
Primeiras casas do ‘Morar Melhor’ são entregues na Colônia Antônio Aleixo
Primeira ‘Escola da Floresta’ será entregue em 2024
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook