quarta-feira, abril 17, 2024
25.3 C
Manaus
InícioPoderPolíticaGoverno federal quer incluir Manaus em rota de integração com a Guiana

Governo federal quer incluir Manaus em rota de integração com a Guiana

Publicado em

Publicidade

Nesta quarta-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da 46ª Conferência de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom). Durante a reunião, o presidente apontou a importância da rota de integração regional da Ilha das Guianas para o governo brasileiro e anunciou um projeto que pretende abrir um corredor comercial entre o Brasil, Guiana, Suriname e Venezuela.

“Queremos literalmente pavimentar o nosso caminho para o Caribe. Abriremos corredores capazes de suprir as demandas de abastecimento e fortalecer a segurança alimentar da região”, afirmou o presidente. Ele disse, ainda, que o Brasil tem plena capacidade de fornecer alimentos a preços competitivos, além de contribuir para aumentar a produtividade agrícola local.

Lula aproveitou a ocasião para convidar os países presentes à conferência para se unirem à aliança global de combate à fome e à pobreza, a ser lançada pela presidência brasileira no G20.

Rota das Ilhas das Guianas

Durante o evento, o Brasil realizou reuniões bilaterais com Barbados e Trinidad e Tobago, além de uma trilateral com a Guiana e o Suriname. Na reunião trilateral, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, apresentou o projeto das Rotas de Integração, com foco na Rota das Ilhas das Guianas. O projeto pretende ampliar a exportação de grãos e commodities brasileiros para o caribe.

O desenvolvimento do novo caminho permitirá a entrada de mercadorias brasileiras na Guiana a preços mais acessíveis, contribuindo para garantir segurança alimentar na região. Com a economia guianesa em crescimento nos últimos anos, os preços das mercadorias no país vizinho aumentaram consideravelmente.

De acordo com a fala da ministra, a rota principal ligará a Venezuela, Guiana, Suriname e a Guiana Francesa ao Brasil por meio dos estados do Amapá, Roraima, Pará e Amazonas. A rota planejada pelo governo federal passará por Manaus, que será um dos polos de exportação e importação de alimentos.

“A rota integra o Brasil ao Caribe pelo norte e diminui a distância das nossas exportações do norte do Brasil via canal do Panamá até a China e do mundo asiático”, afirmou a ministra.

Outras rotas planejadas

A Rota das Ilhas das Guianas é apenas uma das cinco caminhos que serão pavimentados de acordo com o projeto apresentado. O plano completo inclui as seguintes rotas:

  • Multimodal Manta-Manaus, que atravessará o Amazonas inteiro e partes dos territórios de Roraima, Pará e Amapá, interligada por via fluvial à Colômbia, Peru e Equador;
  • Quadrante Rondon, partindo do estado do Acre, até Rondônia e que passará por toda a porção oeste de Mato Grosso, conectada com Bolívia e Peru;
  • Capricórnio, desde os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, ligada, por múltiplas vias, a Paraguai, Argentina e Chile;
  • Porto Alegre-Coquimbo, abrangendo o Rio Grande do Sul, integrada à Argentina, Uruguai e Chile.

Leia mais:
Governador busca apoio alemão para preservação da Amazônia
Justiça determina indenização de moradores de área de risco no Mauazinho
Eleições 2024: TSE aprova regras para IA e veda deepfakes

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

Irã X Israel: entenda o contexto do conflito

No último sábado (13), implodiu no Oriente Médio mais um conflito entre os países...

Senado aprova PEC de criminalização do porte de drogas

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (16), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC)...

Ingressos da estreia do Amazonas FC na Série B já estão à venda

A venda de ingressos para a estreia do Amazonas FC na Série B do...

TRE-AM rejeita pedido de cassação de Wilson Lima feito por Braga

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) rejeitou, por unanimidade, o pedido do senador...

Mais como este

Irã X Israel: entenda o contexto do conflito

No último sábado (13), implodiu no Oriente Médio mais um conflito entre os países...

Senado aprova PEC de criminalização do porte de drogas

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (16), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC)...

Ingressos da estreia do Amazonas FC na Série B já estão à venda

A venda de ingressos para a estreia do Amazonas FC na Série B do...